Na terça-feira, 20 de setembro de 2016 o prof. Afonso Pereira da Silva recebe a comenda de honra ao mérito pela UFPB. Sabe-se que Afonso Pereira constitui um dos fundadores do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), do Jornal Correio da Paraíba, entre outras realizações, tendo falecido em 2008. Tendo isso em vista, a professora Clemilde Torres Pereira da Silva, esposa de Afonso Pereira, recebeu a comenda, sendo entregue pela reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), profa. Margareth Diniz, no Arquivo Afonso Pereira (AAP).
A comenda de honra ao mérito, enaltece as realizações de Afonso na federalização da Universidade da Paraíba, através da Lei nº 3.835, de 13 de dezembro de 1960, e também seus feitos na educação do estado e do país. Sendo assim, em comemoração aos 60 anos da UFPB, a reitora expressou seu agradecimento a Afonso e à sua esposa pelo trabalho dedicado.
Nesse sentido, diversas figuras notáveis testemunharam a cerimonia da comenda de honra ao mérito, incluindo Bernardina Freire, presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba, Maria Aparecida de Almeida, secretária do AAP, Rosane Lacet, bibliotecária, Marinalda Palmeira, assessora especial da reitora da UFPB, Ana Cláudia Córdula, professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB, Adriana Queiroga Sarmento Guerra, professora do curso de Medicina da UFPB, e a colunista Messina Palmeira.
Clemilde Torres criou o Arquivo Afonso Pereira em homenagem aos 80 anos do esposo, reconhecendo a trajetória de inúmeras conquistas de seu amado. Além disso, Clemilde auxiliou na fundação da biblioteca central da UFPB, atuando como arquivista. Durante a cerimônia de homenagem, ela destacou a importância do dossiê que provou a existência de uma biblioteca inicial, essencial para o processo de federalização. Além disso, compartilhou sua alegria em ser reconhecida como contribuinte na federalização da Instituição.
Durante o evento, Bernardina Freire, destacou a importância do AAP. Disse ainda, que o presente arquivo constitui o único arquivo pessoal, estritamente privado que é aberto ao público. Tornando-se um espaço fundamental para pesquisas e preservação da memória. Ou seja, o arquivo é vital para entender as relações em diversos campos, incluindo cultura, política, economia e educação, tanto na Paraíba quanto internacionalmente.
Logo, a homenagem prestada pela UFPB exalta o visionário Afonso Pereira e sua eterna companheira Clemilde Torres, desse modo, garantindo visibilidade para o Arquivo Afonso Pereira, destacando-o como possível fonte de materiais históricos de importância para a sociedade paraibana.
Social media