Na década de 1940, após o término do conflito internacional e a redemocratização do país com o fim da Ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, a Sociedade de Cultura Musical (SCM) teve um período bastante produtivo. Além de criar a renomada Orquestra Sinfônica da Paraíba em 1945, a SCM celebrou outros eventos de grande importância: fundou o Conservatório Paraibano de Música em 16 de junho de 1946 e realizou o pioneiro congresso de música do Nordeste em 1949.

O conservatório foi criado em 16 de junho de 1946. Um ano já se passou e o prédio de azulejos na Praça Dom Adauto ainda não foi desocupado.

Com o apoio do governo estadual, a SCM conseguiu que o casarão dos Azulejos, localizado na Rua Conselheiro Henrique, 159, se tornasse a sede do Conservatório de Música. No entanto, a sociedade denunciou em 1947, por meio de seu boletim, que ainda não tinha recebido a casa, mas anunciou que iniciaria as aulas em breve.

“Conservatório Paraibano de Música: o conservatório foi criado em 16 de junho de 1946. Um ano já se passou e o prédio de azulejos na Praça Dom Adauto ainda não foi desocupado. De qualquer forma, as aulas serão iniciadas no próximo mês de junho. Por enquanto, as matrículas estão abertas até o dia 20 de junho, e as mensalidades serão acessíveis a todos. Aprenda música e seja feliz. Aprenda violino, piano, violoncelo ou qualquer outro instrumento e terá a melhor parte de sua vida. Ou então, envie seu irmão ou seu filho para estudar.”

Nesse período, a SCM e o Conservatório Paraibano de Música impulsionaram um intenso movimento cultural e musical na Paraíba e contribuíram para a disseminação e o desenvolvimento da música erudita no estado.