Cultura

Centenário da obra de José Américo de Almeida

Centenário da obra de José Américo com a FCJA: eventos especiais, lançamentos de livros e debates enriquecem o legado de José Américo.

Por Relações Públicas | 14/03/2024

Captura de Tela 2024-03-14 às 11.29.03 Fonte: Fundação Casa de José Américo

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) inicia com entusiasmo as celebrações do centenário da obra de José Américo em João Pessoa. Subsequentemente, as atividades programadas, abrangendo lançamentos e um seminário, estão marcadas para 15 de março. Desse modo, tais iniciativas simbolizam a continuidade das homenagens, enfatizando persistentemente a influência da obra na cultura paraibana até 2024.

As organizações envolvidas no evento, além da Fundação Casa de José Américo (FCJA), incluem a Academia Paraibana de Letras (APL), o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e o Senado Federal. Estas entidades colaboraram para a realização da solenidade e o lançamento das publicações comemorativas ao centenário da obra “A Paraíba e Seus Problemas”. Adicionalmente, José Sarney apresenta a obra, enriquecendo seu valor. Paralelamente, surge um novo volume da “Fortuna Crítica”, que inclui variadas análises sobre o texto. Por sua vez, as edições, impressas pela Gráfica do Senado, servem para destacar a significativa importância da obra de José Américo. Assim, seu conteúdo se estabelece como um marco para a Paraíba, abrangendo aspectos culturais e sociopolíticos.

100 Anos de A Paraíba e Seus Problemas

Os eventos inicialmente celebram o legado de José Américo e, simultaneamente, motivam a juventude a explorar sua obra. Essa obra é amplamente reconhecida pela sua profundidade e impacto significativo no pensamento sobre o Nordeste e o Brasil. Além disso, o seminário contará com a participação de acadêmicos, escritores e jornalistas, que irão enfatizar a importância contínua da obra para uma compreensão aprofundada do Nordeste e suas complexas dinâmicas sociopolíticas.

De acordo com o Professor Sales Gaudêncio, vice presidente do Arquivo Afonso Pereira, além de integrante da APL e do IHGP, o evento de sexta-feira tem que ser enaltecido:

“Isso traz uma relevância enorme para ‘A Paraíba e Seus Problemas’, importante obra de José Américo e que ficou à margem de ‘A Bagaceira’, também de extrema importância para o regionalismo e o modernismo brasileiro.”

A programação inicia com apresentações musicais e inclui discursos de autoridades. Posteriormente, haverá debates com intelectuais sobre a obra de José Américo, destacando seu impacto significativo. Finalmente, o evento serve para reafirmar enfaticamente a importância da obra “A Paraíba e Seus Problemas” e o papel crucial da FCJA na promoção e preservação do valioso patrimônio intelectual paraibano.

 

Referência:

Governo da Paraíba

Compartilhar notícia em:

Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn