Cultura

Francisco Sales Gaudêncio: Celebrando 70 Anos de Legado

Celebrando os 70 anos de Francisco Sales Gaudêncio, destacando sua carreira e contribuições à cultura e educação da Paraíba.

Por Relações Públicas | 27/01/2024

Dr Sales Francisco Sales Gaudêncio no lançamento de sua obra: Joaquim da Silva: Um Empresário Ilustrado do Império

Hoje, um evento marcante aconteceu no coração cultural da Paraíba: o aniversário de 70 anos de Francisco Sales Gaudêncio, vice-presidente da Academia Paraibana de Letras (APL) e vice-presidente do Arquivo Afonso Pereira. Esta celebração não é apenas um tributo à sua idade, mas também à sua rica contribuição para a cultura e a educação no estado.

Trajetória de Um Ícone Cultural Paraibano

Francisco Sales Gaudêncio é um homem de vasta erudição e realizações significativas. Inicialmente, ele se graduou em Direito pela Universidade de João Pessoa e em História pela Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras. Além disso, ele também detém um Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorados em História e Direito Constitucional. Consequentemente, ele marca sua carreira com uma profunda experiência na área de História Econômica, focando na formação econômica do Brasil e na preservação patrimonial.

O almoço de comemoração foi prestigiado por personalidades da área jurídica, membros da Academia Paraibana de Letras, familiares, amigos e o colunista Abelardo Jurema. Além disso, o buffet fornecido pela Casa Rocia refletiu o esmero e a sofisticação do evento.

Ademais, Francisco Sales Gaudêncio pontua sua trajetória com cargos executivos de destaque no estado da Paraíba, incluindo a presidência de importantes fundações culturais e a direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Natural de São João do Rio do Peixe, ele obteve recentemente a eleição para a Cadeira n° 18 da Academia Paraibana de Letras, cujo patrono é Irineu Joffily.

Este aniversário celebra não apenas uma vida bem vivida, mas também as inestimáveis contribuições de Francisco Sales Gaudêncio à sociedade paraibana. Sua vida e obra servem como fonte de inspiração e são um lembrete constante da importância do conhecimento na superação das desigualdades sociais.

Feliz aniversário, Francisco Sales Gaudêncio! Que continue a enriquecer a Paraíba com seu profundo conhecimento e paixão pela cultura e educação.

Compartilhar notícia em:

Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn