NOTÍCIAS

25 Anos de Arquivo Afonso Pereira

Celebrando 25 anos, o Arquivo Afonso Pereira honra a vida de Afonso Pereira, um ícone da educação e cultura na Paraíba, mantendo vivo seu legado multifacetado.

Por Relações Públicas | 03/01/2024

Honrarias

Celebrando o Legado de Um Gigante da Educação na Paraíba

Hoje, marcando um momento especial, o Arquivo Afonso Pereira, fundado em por Clemilde Torres em homenagem ao 80º aniversário de seu esposo, Afonso Pereira da Silva, celebra 25 anos de existência. Este arquivo, sendo uma entidade privada, tem sido consistentemente um bastião na preservação da rica história da educação, cultura e ciências da Paraíba, refletindo assim o extraordinário legado de Afonso Pereira.

Nascido em Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão paraibano, em 1917, Afonso Pereira emergiu como uma figura monumental no cenário educacional e cultural da Paraíba. Inicialmente, sua vida, marcada por uma profunda dedicação ao conhecimento e à educação, começou com estudos sob a orientação de professores renomados. Posteriormente, ele passou por um período de formação em seminários, onde recebeu uma educação tipicamente europeia.

Sua decisão de abandonar a vida sacerdotal e dedicar-se à educação representou um marco significativo na sua trajetória. Consequentemente, como educador, Afonso Pereira se destacou pela sua versatilidade e comprometimento, atuando não apenas como professor, mas também como diretor de teatro, escritor, deputado e jornalista. Além disso, sua influência se estendeu para além das salas de aula, marcando sua presença no jornalismo e na política, sempre mantendo um foco inabalável no serviço à comunidade e na promoção da educação.

Afonso Pereira não somente contribuiu para o cenário educacional, mas também foi uma figura proeminente em diversas áreas como astronomia, música e história, deixando um legado multifacetado. Sua passagem pela Universidade Federal da Paraíba e pela Fundação Padre Ibiapina, onde ajudou a fundar inúmeras instituições educacionais, reforça seu status como um dos grandes educadores do Brasil.

Quarto de Século do Arquivo Afonso Pereira: Mantendo Viva a Chama do Saber

O Arquivo Afonso Pereira é uma homenagem viva a este homem extraordinário. Mantendo reunidos, preservados e disponíveis ao público os documentos e registros de suas atividades, o Arquivo cumpre a missão de construir a memória histórica e sociológica da sociedade paraibana, sempre sob a influência das ações e ideais de Afonso Pereira.

No 25º aniversário do Arquivo, celebramos não apenas a memória de Afonso Pereira, mas também a continuidade de sua missão de iluminar mentes e corações através da educação e cultura. Seu trabalho e vida servem como uma fonte de inspiração e uma lembrança constante da importância do conhecimento na superação das desigualdades sociais.

Feliz aniversário, Arquivo Afonso Pereira, e que continue a ser um farol de sabedoria e inspiração para as futuras gerações na Paraíba e além.

Compartilhar notícia em:

Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn