No dia 12 de março de 1951, o governador José Américo de Almeida agraciou Afonso Pereira com um convite especial para assumir a direção do Instituto de Educação da Paraíba. Ao aceitar esse desafio, ele imediatamente se dedicou a estudar a história do ensino normal no estado, remontando desde o final do século anterior. Como resultado dessa análise, identificou que o Instituto não estava operando de maneira adequada.
Contando com o decisivo apoio do governador, Afonso Pereira criou a Lei nº 850. Assinada em 6 de dezembro de 1952, essa legislação tinha como principal objetivo reorganizar o ensino normal estadual. Composto por 136 artigos, o documento não só trouxe inovações significativas para o Instituto de Educação, mas também garantiu sua plena funcionalidade. Como resultado, o Instituto foi elevado ao status de unidade completa.
Com a nova legislação, o Instituto de Educação da Paraíba passou a abranger a Escola de Formação de Professores, que antes possuía apenas duas séries, agora se tornou uma unidade de três séries. Além disso, incluíram a Escola Modelo e o Jardim de Infância como parte integrante do Instituto.
Afonso Pereira reestruturou o Instituto de Educação da Paraíba com sua lei. Essa lei deu estrutura e prestígio ao Instituto. O Instituto desempenha um papel vital na formação de professores. Também eleva o padrão educacional. A visão e o trabalho de Afonso Pereira foram cruciais. Ele consolidou o ensino normal no estado e assegurou uma formação robusta para os futuros profissionais.
Desde o começo, Afonso Pereira teve a visão de revolucionar o Instituto da Paraíba. Com uma busca incansável por um sistema mais eficiente e estruturado, seu compromisso não apenas fortaleceu a formação de professores, mas também influenciou e moldou decisivamente a evolução do Instituto. Como resultado, rapidamente, ele se consolidou como uma referência em educação.
Em suma, graças ao trabalho incansável de Afonso Pereira, o Instituto de Educação da Paraíba emergiu como uma força vital na formação de professores qualificados e na construção de uma base pedagógica robusta para o ensino no estado. Consequentemente, seu legado, ainda relevante, perdura até os dias de hoje, influenciando profundamente a educação paraibana e servindo de farol para gerações de educadores verdadeiramente comprometidos com o avanço do ensino e da sociedade.
Social media