No dia 30 de outubro, uma comovente celebração eucarística será realizada no Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. Cuja, objetiva homenagear o centenário do educador Afonso Pereira, fundador da instituição e referenciado pelo Senado Federal como exemplo de professor. Antes de mais nada, a celebração eucarística é uma cerimônia religiosa que tem como foco central a Eucaristia, o sacramento da comunhão, onde os fiéis recebem o corpo e sangue de Cristo simbolicamente, representando sua união espiritual com Deus.
Afonso Pereira teve uma forte relação com a religião ao longo de sua vida. Nascido em Bonito de Santa Fé, Paraíba, em 1917, ele teve uma trajetória que incluiu também a atuação como seminarista, o que mostra sua dedicação à fé e aos valores religiosos desde cedo. Dessa forma, essa formação religiosa contribuiu para moldar sua personalidade e influenciou sua atuação como educador e cidadão.
Ao lado de suas contribuições no campo educacional, Afonso Pereira desempenhou papéis importantes em sua comunidade, também sendo um dos fundadores da Fundação Padre Ibiapina. Tal instituição, criada em 30 de março de 1954, que carrega em seu nome a referência a um importante padre franciscano que se destacou por suas ações educacionais e filantrópicas. Como resultado, essa iniciativa de fundar uma instituição de cunho social e educacional reforça o compromisso de Afonso com a sociedade paraibana.
Antes de mais nada, celebração eucarística em homenagem a Afonso Pereira, conduzida pelo padre José Carlos Ferreira Serafim, será uma forma de reconhecimento da importância da fé e dos valores religiosos em sua vida. Além disso, celebrar sua notável trajetória para o desenvolvimento educacional, cultural e político do estado da Paraíba. Assim, a combinação dessa cerimônia religiosa com a homenagem da Assembleia Legislativa da Paraíba, reflete o reconhecimento do seu legado e a importância de preservar a memória de uma figura tão importante para a paraíba.
Social media