Nos dias 23 e 24 de novembro, a histórica Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, foi palco da Mostra Saberes e Fazeres – Cabedelo + Criativa, evento pioneiro que celebrou as múltiplas vertentes culturais da cidade. O Arquivo Afonso Pereira participou como expositor, representado pela presidente Daniella Pereira, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura e memória regional.
Com mais de 24 horas de atividades gratuitas, a Mostra trouxe uma programação diversa que incluiu, entre outras atrações, feiras literárias e de artesanato, apresentações artísticas, shows, sessões de cinema, painéis e rodas de conversa. Além disso, o Espaço Mar de Criatividade se destacou por valorizar o artesanato local, com o lançamento da coleção “Deixa eu te ver peixe”, desenvolvida pelo designer Ronaldo Fraga em parceria com 23 artesãos cabedelenses. Enquanto isso, o Porto das Letras sediou a 1ª Feira Nacional Literária e Cultural de Cabedelo (FLAC), contando com lançamentos de livros e encontros entre escritores e leitores.
Outro destaque foi a homenagem ao ator Carlinhos de Isabé, in memoriam, que deu nome ao palco principal do evento, onde ocorreram espetáculos de dança, teatro e música. No Espaço Sunset Marulhos, shows ao entardecer criaram momentos memoráveis com bandas locais, enquanto o Espaço Cine Forte apresentou curtas-metragens que exploraram a criatividade do audiovisual cabedelense.
Por fim, o evento, organizado pela Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), além de contar com o apoio da Secretaria de Turismo (Setur), conseguiu promover o trabalho colaborativo e a inovação na cadeia produtiva cultural. Nesse contexto, a presença do Arquivo Afonso Pereira e de outras instituições contribuiu para fortalecer a Mostra como um marco no incentivo à identidade local e também ao desenvolvimento sustentável da cultura cabedelense.
Social media