A tradicional premiação Troféu Heitor Falcão foi realizada na última quinta-feira, 7 de novembro de 2024, no Intermares Hall, em Cabedelo. Com isso, o evento completou 25 edições, firmando-se assim como o prêmio mais longevo da sociedade paraibana. Além disso, neste ano, a presidente do Arquivo Afonso Pereira, Daniella Pereira, marcou presença como convidada especial, em uma celebração que reforça os laços da cultura e memória paraibanas e homenageia personalidades e instituições de destaque.
Em 2023, Daniella Pereira recebeu o troféu na categoria “Personalidades”, destacando-se pelo trabalho à frente do Arquivo Afonso Pereira. Na ocasião, a premiação, organizada pelo jornalista Abelardo Jurema, aconteceu no auditório Celso Furtado, no Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe. No entanto, Daniella foi representada por Socorro Ramalho, Diretora Administrativa do Arquivo, e o Coral do Unipê e a banda Acoustic Music garantiram momentos de celebração memoráveis. Além disso, a edição de 2023 homenageou grandes nomes, como os atores Antônio José Abrantes Neto “Juzé”, Isadora Cruz e Lucas Queiroga Vieira de Melo “Lukete”, pelo trabalho na novela “Mar do Sertão”, da Rede Globo, reforçando o compromisso do Troféu Heitor Falcão em destacar contribuições culturais relevantes.
Neste ano, a edição comemorativa trouxe de volta o troféu, criado pelo artista plástico Flávio Tavares, como uma homenagem à cultura paraibana e ao legado do jornalista Heitor Falcão de Freitas, pioneiro da crônica social no estado. O Coral Unipê, sob a regência do maestro João Alberto Gurgel, abriu a cerimônia com uma apresentação especialmente preparada para o Jubileu de Prata. Em seguida, os homenageados receberam troféus e broches de lapela, identificando-os como figuras de destaque na sociedade paraibana.
A noite contou ainda com um coquetel exclusivo da Maison Blu’nelle, sob a coordenação de Felipe Coutinho, que brindou os convidados com alta gastronomia. A Marx Produções organizou a programação musical, encantando o público com um repertório de canções nacionais e internacionais. Fillip Miranda conduziu o cerimonial, enquanto os jornalistas Saimon Cavalcanti e Bruna Borges, do Sistema Correio de Comunicação, fizeram a apresentação.
Para marcar os 25 anos da premiação, a equipe distribuiu uma edição especial da revista Abelardo, comemorativa ao Troféu Heitor Falcão, com edição de Ângela Lúcio e produção gráfica da Gráfica JB. A revista também celebrou os 75 anos da Fecomércio e do sistema Sesc/Senac, fortalecendo ainda mais o elo entre a cultura paraibana e as homenagens a figuras de relevância na sociedade.
O evento ofereceu amplo estacionamento com manobristas da Vip Vallet, facilitando o acesso dos convidados. Os organizadores fizeram a entrada via QR Code individualizado e chamaram os homenageados em grupos de cinco para garantir a fluidez da cerimônia. Entre os destaques da noite, estiveram a distribuição do whisky Jonnie Walker Black e do espumante Garibaldi Vero Demi-Sec, agregando sofisticação ao evento.
Figuras ilustres marcaram presença no Troféu Heitor Falcão 2024, que contou com uma programação cuidadosamente elaborada. O evento reforça seu papel como o maior reconhecimento de personalidades e instituições que elevam o nome da Paraíba no cenário nacional.
Presidente do Arquivo Afonso Pereira recebe Troféu Heitor Falcão
Maior premiação da sociedade paraibana, Troféu Heitor Falcão será entregue hoje
Social media