O professor e pesquisador paraibano Francisco de Sales Gaudêncio, uma figura destacada no cenário acadêmico e cultural da Paraíba, reassumiu recentemente seu cargo no Conselho Deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, localizado no Rio de Janeiro. Com isso, Sales Gaudêncio reafirma seu papel na instituição, reconhecida globalmente como uma das mais importantes dedicadas ao desenvolvimento e à pesquisa científica. O Centro Celso Furtado mantém representação em diversos países, consolidando-se como uma referência mundial no avanço de políticas públicas para o desenvolvimento.
A eleição, realizada de forma remota no último dia 15 de outubro, contou com a participação de 50 associados votantes, que, novamente, reafirmaram Sales Gaudêncio como membro do Conselho. Além disso, na ocasião, a Diretoria-Executiva renovou seus membros e elegeu Carlos Pinkusfeld Monteiro Bastos como presidente por unanimidade.
Além de sua atuação no Centro Celso Furtado, é importante destacar que Sales Gaudêncio acumula uma longa e ilustre trajetória acadêmica. Ele é professor na Universidade Federal da Paraíba e na Universidade Federal de Pernambuco. Sua formação inclui graduação em Direito pela Universidade de João Pessoa e licenciatura em História pela Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras. Em seu currículo, destacam-se: Doutorado em História Econômica e dois Pós-Doutorados.
Adicionalmente, Gaudêncio desempenha um papel ativo em instituições culturais e literárias, atuando como vice-presidente da Academia Paraibana de Letras e do Arquivo Afonso Pereira, bem como membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). Na Paraíba, sua experiência profissional também inclui cargos executivos, como presidente da Fundação Casa de José Américo (FCJA) e da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (FUNESC), além de diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP).
Em complemento, Sales dedica-se ao estudo da formação econômica do Brasil, da biografia social de personalidades históricas e da preservação do patrimônio cultural. Suas contribuições significativas à memória e cultura brasileiras reconhecem amplamente seu trabalho. Elas reforçam o papel do Centro Celso Furtado e destacam a Paraíba como um polo de produção cultural e intelectual no cenário nacional. Por fim, a assinatura da ata eleitoral foi realizada por Claudio Miranda Correa e Marina Monteiro Machado, membros da Comissão Eleitoral.
Social media