No dia 24 de março de 2024, o Jornal A União prestou uma significativa homenagem a Afonso Pereira. Sendo um renomado jornalista paraibano que deixou um legado marcante na história do jornalismo local e nacional. Desse modo, Afonso Pereira, conhecido por sua visão crítica e comprometimento em trazer reflexões e debates sobre a realidade do país. Sua voz ecoava não apenas na Paraíba, mas em todo o Brasil, com suas contribuições para o Correio da Paraíba e para a Revista Visão.
Através da coluna “Quem foi?”, sob edição de Audaci Junior e editoração de Paulo Sergio, o periódico dedicou uma sessão dominical à criação de perfis biográficos de personalidades da Paraíba que contribuíram para a comunicação local. Além disso, a homenagem a Afonso Pereira, conduzida pelo escritor Joel Cavalcanti, ressaltou a importância do legado deixado pelo jornalista, destacando sua influência no cenário jornalístico paraibano e nacional.
Além disso, a neta de Afonso Pereira, Daniella Pereira, presidente do Arquivo Afonso Pereira, compartilhou um emocionante depoimento, enfatizando a necessidade de preservar não apenas as ideias, mas também o pioneirismo de seu avô, que defendia a liberdade e autonomia através do trabalho e da educação:
“O jugo do tempo se impõe e as gerações passam e o passado torna-se distante. Há necessidade de não só preservar suas ideias em forma de arquivo e instituições, mas o mais importante é entender o pioneirismo de suas ideias que dá ao povo a liberdade e autonomia que muitos viam como ameaça, e persiste mesmo nos dias atuais. A compreensão dessas ideias deve ser feita e difundida diante dos desafios e peculiaridades atuais, inspirada no espírito da ideia que meu avô dizia com frequência, que o trabalho e a educação libertam o ser humano.”
Dessa forma, a iniciativa do Jornal A União reforça o compromisso de manter viva a memória de personalidades que deixaram um impacto significativo na história da comunicação e da sociedade paraibana. Através dessa homenagem, Afonso Pereira é lembrado não apenas como um jornalista visionário, mas também como um defensor incansável da liberdade e da educação como pilares fundamentais para o progresso humano.
A UNIÃO: “Maior professor do Brasil” elevou a educação a um novo patamar. João Pessoa, 24 abr. 2024.
TORRES, Clemilde. Afonso Pereira: uma voz no jornalismo. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2016. 204 p.
Social media