No próximo dia 30 de outubro, a Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB) homenageia Afonso Pereira, renomado educador que completaria 100 anos de idade. Sua trajetória é marcada por contribuições significativas na política, cultura e educação do estado, e a sessão de seu centenário, foi proposta pela deputada Camila Toscano (PSDB), reconhecendo sua importância para a sociedade paraibana.
Afonso Pereira da Silva nasceu em 30 de outubro de 1917, na cidade de Bonito de Santa Fé, na Paraíba. Ao longo de sua vida, ele desempenhou importantes cargos em esferas públicas e privadas, tanto em âmbito federal como estadual. Além disso, atuou como professor universitário, sendo um dos fundadores do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seu comprometimento com a educação foi notável, sendo um dos seis educadores que fundaram o Ipê/Unipê, instituição de ensino que tem contribuído significativamente para a formação de milhares de jovens na região há mais de 37 anos.
A importância de Afonso Pereira na área educacional também se reflete na criação de diversas escolas em diferentes níveis na Paraíba. Seu empenho e dedicação ao ensino o tornaram uma figura influente no cenário educacional do estado, deixando um legado valioso para as gerações futuras.
Além de seu destaque na área da educação, Afonso Pereira foi um homem multifacetado, tendo se destacado como criador e presidente da Fundação Padre Ibiapina, bem como presidente da Academia Paraibana de Letras (APL). Ao mesmo tempo, sua atuação estendeu-se ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, à Santa Casa de Misericórdia, onde foi provedor, e ao cenário político, exercendo o cargo de deputado estadual. Ademais, ele foi oficial do Exército Brasileiro, jornalista e diretor-fundador do Jornal Correio da Paraíba. Consequentemente, sua presença ativa no Conselho de Notáveis do Portal Correio, evidencia sua relevância no campo do jornalismo paraibano.
O reconhecimento de sua dedicação e impacto na educação veio em 2011, quando o Senado Federal lhe conferiu o título de “Maior Professor do Brasil”, em virtude de sua notável atuação na instituição de 275 unidades de educação no estado.
De fato, a sessão especial de homenagem do centenário de Afonso Pereira promovida pela AL-0PB será um momento emocionante, onde declarações de poesia, palestras inspiradoras e apresentações musicais serão realizadas para ressaltar a grandiosidade do legado deixado pelo professor Afonso Pereira da Silva. Logo, essa celebração reforça a importância de preservar e valorizar personalidades que tanto contribuíram para a construção intelectual e cultural da Paraíba. Portanto, o centenário de nascimento de Afonso Pereira é uma oportunidade ímpar para refletir sobre seu legado e inspirar futuras gerações a valorizar a educação e a cultura como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade enriquecedora e justa.
Social media